sexta-feira, 27 de maio de 2011

Evite o excesso de sal, prefira alimentos pobre em sódio!!

O excesso de sal pode ser prejudicial à saúde além de acarretar problemas cardíacos como a elevação da pressão sanguínea, causando hipertensão. Por isso é necessário ter uma alimentação balanceada e não exagerar no sal, prefira alimentos ricos em potássio e diminua os alimentos ricos que são ricos em sódio.


Conheça alguns alimentos ricos em potássio e pobre em sódio:

    * Feijões,
    * Ervilhas,
    * Vegetais verdes escuros,
    * Banana,
    * Cenoura,
    * Beterraba,
    * Laranja entre outros.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Deficiências Nutricionais

A deficiência nutricional é um mal que acomete grande parte da população. Ela é caracterizada pela falta de alguns nutrientes essenciais para o ser humano. As carências que mais afetam são as deficiências de vitamina A, ferro e iodo.

Deficiência de vitamina A

A faixa etária mais afetada são as crianças menores de 5 anos, principalmente aquelas que não receberam amamentação exclusiva ate os 6 meses de vida, ou até mesmo as próprias mães que estão amamentando.

Através da amamentação com o leite materno até os 2 anos, completando com alimentos saudáveis a apartir do 6º mês, as crianças estarão menos suscetíveis a deficiências da vitamina A.

Alguns alimentos ricos em vitamina A: fígado, gema de ovo, leite de manteiga, queijo, frutos e óleos, vegetais verdes-escuros como o agrião, almeirão, brócolis, coentro, frutas como manga, mamão, pitanga, e legumes como abobora, cenoura, batata-doce.

Deficiência de Ferro

As crianças menores de 2 anos, mulheres grávidas e as que estejam amamentando estão novamente entre as faixas etárias afetadas.

Para prevenir essa deficiência, deve-se ter a correta amamentação da criança, oferecer complemento alimentar apartir dos 6º mês. É importante também a ingestão de alimentos ricos em ferro junto com alimentos ricos em vitamina C para melhor aproveitamento do ferro nos alimentos.

Alguns alimentos ricos em ferro: carnes (gado, aves e peixes), fígado, rim, coração, leguminosas como o        feijão, ervilha, alimentos com farinha de trigo e de milho

Alguns alimentos ricos em vitamina C: laranja, limão, acerola, caju

Alguns alimentos podem dificultar o aproveitamento do ferro: leite, refrigerantes, café e chá. Evite consumí-los juntos com alimentos fontes de vitamina C.

Deficiência de Iodo

A população em geral é atingida por essa deficiência, sua prevenção pode ser através da ingestão de alimentos ricos em iodo, como sal iodado, peixes de água salgada, caranguejo, siri e camarão.

Uma dica importante é que na hora de comprar o sal observar se este é iodado.
Seguindo essas sugestões e mantendo hábitos alimentares saudáveis, sua saúde estará protegida de diversas doenças, evitando a desnutriçao!

Fonte: Ministério da Saúde

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Você sabe o que é doença Celíaca?

A doença celíaca é uma doença crônica caracterizada como uma intolerância ao glúten. Ela afeta o intestino delgado impossibilitando a absorçao de nutrientes, vitaminas, sais minerais e água. O glúten é uma proteína encontrada em cereais como o trigo, aveia, centeio, cevada, malte, farinhas, flocos, farelos, extratos, entre outros. Atualmente há no mercado, alimentos ausentes de gúten para a substituição por aqueles que possuem o glúten. Por isso é necessário ter o hábito de ler os rótulos dos alimentos.

Para conhecer mais sobre Doença Celíaca, clique aqui.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cenoura

A cenoura é constituída por raízes tuberosas de cor laranja e textura lenhosa. Nela está presente o betacaroteno, que é o responsável por lhe oferecer a coloração alaranjada.

O beta-caroteno é uma pró-vitamina, precursora de vitamina A, capaz de proteger as artérias, fortalecer o sistema imunológico e combater infecções, além de ser anticancerígena e possuir ação protetora. O beta-caroteno ajuda a manter a saúde dos olhos, evitando a cegueira. Além de não ser calórica, este vegetal é benéfico para a pele e mucosas, pois apresenta ação antioxidante, que combate os radicais livres e estimula a síntese de melanina.  A ingestão diária de betacaroteno por no mínimo 10 semanas pode ajudar a proteger a pele de queimaduras solares.

Na cenoura também estão presentes as vitaminas C, D e do complexo B, que ajudam na manutenção do sistema nervoso. Possui também fibras solúveis que ajudam a diminuir o colesterol sanguíneo e melhoram o funcionamento intestinal, além dos minerais cálcio, magnésio, ferro, cobre, iodo, potássio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo.

Se você deseja conhecer os diferentes tipos de cenoura, clique aqui, e leia a matéria por completo!