quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Consumir frutas e vegetais impede gene de risco cardíaco

De acordo com o Diário da Saúde, cientistas realizaram uma pesquisa com mais de 27.000 pessoas em todo o mundo, incluindo Europa, China e América Latina, e constataram que o consumo de frutas e vegetais crus podem reduzir os riscos cardíacos em indivíduos que são geneticamente suscetíveis a doenças cardíacas. Segundo a pesquisa, consumir cinco ou mais porções de frutas e verduras, neutralizam as versões de um gene presente no cromossomo 9.


Para ler a notícia completa,
clique aqui.

Escrito por: Yordane Thaise
Fonte: Portal Nutrição em Foco!

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Descoberta nova proteína que contribui para a obesidade

De acordo com o Portal de Notícias Veja, uma pesquisa da Universidade de Monash, na Austrália, publicada no periódico americano Cell Metabolism, mostrou que foi identificada uma nova proteína capaz de inibir o hormônio leptina no cérebro, contribuindo assim, para a obesidade. Segundo Tony Tiganis, principal autor da pesquisa, a leptina faz o corpo aumentar o gasto de energia e diminuir o consumo de alimentos.

Para ler a notícia completa, clique aqui.

Escrito por: Yordane Thaise

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Orégano

          O orégano é uma erva aromática que apresenta um sabor forte e levemente amargo. Quanto mais forte o seu sabor, melhor é sua propriedade. Além de combinar com diversos tipos de alimentos, o orégano compõe temperos combinados com outras ervas, como ervas finas compostas por estragão, cerefólio, salsa e cebolinha.     
          Possui em sua composição taninos, timol, fenois, origaneno e caneacol. A colheita de seus ramos e folhas deve ser realizada antes da floração. Após a secagem, os ramos devem ser batidos e peneirados. Para comercialização, as folhas são secas separadamente. É utilizado em pratos à base de queijos, molhos, pizzas, vinagres, sopas, massas, legumes, saladas, ensopados, feijão e ovos.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Colesterol bom diminui risco de infarto e derrame em pacientes com diabetes

De acordo com o Portal de Notícias Veja, um estudo realizado pelo Centro para Pesquisas de Saúde nos Estados Unidos, publicado no American Journal of Cardiology, mostrou que o aumento dos níveis de HDL ajuda a reduzir ataques cardíacos e derrames em pacientes diabéticos. A pesquisa foi feita com mais de 30.000 de pacientes, que foram acompanhados por 8 anos, período entre 2001 e 2006.


Para ler a notícia completa, clique aqui.
 
Escrito por: Yordane Thaise
 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Que tal uma Avelã..?

    A avelã é popularmente conhecida devido as suas múltiplas aplicações. Pode ser encontrada inteira, partida ou moída. Seu fruto pode ser consumido in natura, tostado ou como ingrediente de diversos produtos. É frequentemente utilizado na fabricação de torrões, tortas, gelados, barras de cereais e licor. Quando associada ao cacau, aparece nos chocolates e em cremes.
      Possui quantidade significativa de potássio, fósforo, ferro, magnésio e vitaminas A, E, B1, B2 e C. Por apresentar alta quantidade de vitamina B1 e possuir fósforo, é excelente para a memória. Além de ser boa fonte de fitoesteróis. Podendo ser indicado também para diabéticos, sob a orientação de um nutricionista. Porém, é necessário ter um cuidado no seu consumo, pela quantidade de calorias ofertada e pelo elevado conteúdo de lipídios.

Clique aqui e leia a matéria completa!

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Zinco é importante no combate de infecções

De acordo com o Portal de Notícias R7, um estudo mostrou que o consumo de zinco é essencial para manter o bom funcionamento do sistema imunológico, que é responsável por combater infecções. Segundo os pesquisadores, a ingestão diária adequada de zinco é de 12mg para mulheres e 15mg para os homens.


Para ler a notícia completa, clique aqui.

Fonte: Portal Nutrição em Foco
Escrito por:Yordane Thaise