sexta-feira, 27 de abril de 2012

Creme de brócolis light

Ingredientes


- 1 maço de brócolis grande (500g)
- 3 batatas médias (360g)
- Quanto baste de sal
- 1 cebola pequena (30g)
- 1/2 litro de leite de soja (500mL)
- 1colher de azeite de oliva
- 1 dente de alho (2g)
- Quanto baste de tempero verde

Modo de preparo

1. Cozinhar o brócolis em uma panela com água fervente por 10 minutos.
2. Em uma panela separada, cozinhar as batatas com um pouco de sal, até ficarem bem macias.
3. Cortar as batatas e o brócolis em pequenos pedaços.
4. Colocar as batatas, o brócolis e o leite de soja no liquidificador e o sal.
5. Deixe bater por 2 minutos e reservar.
6. Em uma panela colocar o azeite de oliva, a cebola e o alho picados, se quiser, acrescentar 1 colher de água.
7. Refogar até a cebola ficar bem macia.
8. Adicionar o conteúdo do liquificador, e deixar cozinhar por 5 minutos, sem parar de mexer.
9. Servir em pequenas cumbucas e decorar com tempero verde.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Pressão arterial pode ser diminuída graças à ingestão de vitamina C

De acordo com o Portal de Notícias Veja, uma pesquisa realizada na Faculdade de Medicina da Universidade de Johns Hopkins mostrou que a ingestão de vitamina C é benéfica para reduzir a pressão arterial. Segundo os pesquisadores, a pressão pode ser diminuída após ingestão de grande quantidade da vitamina C tanto em pessoas hipertensas e não hipertensas. A vitamina C atua como diurético, ajudando na eliminação de sódio e água do corpo diminuindo a pressão do sangue.


Para ler a notícia completa,
clique aqui.
Escrito por: Yordane Thaise

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Creatina e sua ação sobre atletas desportivos

Quem não deseja ter um corpo perfeito? É anseio da maioria perder aqueles quilinhos a mais para ter uma barriga sarada e bem definida. Tanto os atletas, praticantes de academia ou outros em sua grande maioria, são adeptos ao consumo de algum tipo de suplemento para melhorar no desempenho esportivo a fim de obter um resultado mais rápido.

Um dos suplementos mais utilizados para tais benefícios é a creatina. Ela é um aminoácido formado pelo nosso organismo a partir dos aminoácidos: arginina, metionina e glicina. É conhecida praticamente no mundo todo, tanto por atletas praticantes de musculação quanto de outras modalidades, das mais variadas. A eficácia da creatina é de curta duração, é considerado o suplemento ergogênico mais eficaz para os atletas. Substâncias essas que são resultados de procedimentos que proporcionam uma melhora no desempenho esportivo.

A suplementação para atletas é realizada na forma de creatina monohidratada, que consiste em um pó branco solúvel em água. O consumo de creatina juntamente com glicose (carboidratos), tem o poder de aumentar o conteúdo muscular, contribuindo para uma maior absorção e rendimento físico. Ocorre uma elevação na captação de creatina pela fibra muscular, fazendo com que consequentemente, sua ingestão com este carboidrato simples aumente o efeito ergogênico.
 
A creatina tem um ótimo desempenho no rendimento físico de atletas que praticam exercícios de alta intensidade e curta duração, alternados e de rápida recuperação. Durante o exercício intenso, a sua quebra libera energia usada para impulsionar os níveis de força, ajudando no ganho, no tamanho e na força do músculo, prevenindo o estrago no tecido muscular ocorrido após exercícios físicos intensos.  Alimentos como: a carne vermelha e peixes, como o salmão são ricos em creatina.

Para ler a matéria completa, clique aqui!

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Farinha de jatobá pode amenizar problemas gastrointestinais

De acordo com o Portal de Notícias R7, estudo recente mostrou que a farinha de jatobá tem o poder de amenizar problemas intestinais, como prisão de ventre, além de reduzir os níveis de colesterol, glicemia e insulina.


Para ler a notícia completa,
clique aqui.

Escrito por: Yordane Thaise
Fonte: Portal Nutrição em Foco!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Experimente os benefícios da coalhada

A coalhada é a parte sólida resultante da coagulação do leite, obtida pela enzima designada quimosina ou coalho, enquanto a parte líquida é chamada de soro de leite. O coalho é um dos ingredientes essenciais mais importantes na fabricação de alimentos semelhantes ao queijo. O coalho é uma mistura de enzimas obtida a partir do revestimento do estômago de bovinos jovens, atualmente também é produzida em laboratório. Esta enzima serve para coagular o leite para fazer queijo. O coalho é retirado do quarto estômago dos mamíferos ruminantes, como: bezerro, carneiro, cabrito e porco.

A coalhada é repleta de benefícios para o ser humano, tem elevado valor nutritivo, melhora a digestão da lactose, aumenta o período de conservação do leite, melhora as funções intestinais e desintoxica o intestino, inibindo a ação de bactérias patogênicas. O elevado valor biológico das proteínas no leite fermentado é superior ao leite fresco, proporcionando o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B no intestino humano e a melhor absorção do cálcio pelo organismo.

A coalhada pode ser feita independentemente do tipo de leite: de saquinhos, caixinha, leite direto da fazenda, cabra, búfala ou ovelha. A coalhada é nutricionalmente mais rica que o leite e o iogurte. Este alimento lácteo é refrescante e apresenta um gosto levemente azedo, se diferencia principalmente pelo tipo de micro-organismo que participa da fermentação do leite.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Salada de ovos com nozes

Ingredientes

Para a salada:

- 1 pé de alface (150g)
- 3 unidades de ovos cozidos
- ½ xícara (chá) de nozes picadas (70g)
- 1 unidade de pêra grande madura (205g)

Para o molho de nozes:


- ½ xícara (chá) de nozes moídas (70g)
- 3 colheres (sopa) de óleo (24g)
- 2 colheres (sopa) de suco de limão (30mL)
- Quanto baste de sal
- Quanto baste de pimenta-do-reino

Modo de preparo

1. Higienizar o alface e colocar para escorrer.
2. Juntar todos os ingredientes do molho e misturar bem.
3. Rasgar o alface em pedaços, arrumá-lo numa saladeira e regar com o molho.
4. Picar os ovos e espalhar sobre a alface, junto com as nozes picadas.
5. Descascar a pêra, cortar em fatias e adicionar à salada.
5. Servir.

Rendimento: 3 porções de 200 g

Conheça diversas receitas saborosas e nutritivas.