quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alimentos infantis apresentam informações nutricionais erradas


De acordo com o Portal de Notícias Veja, dados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostrou que rótulos de alimentos destinados ao público infantil não oferecem informação nutricional correta. Segundo o Idec, as embalagens analisadas apresentaram tabelas de 2 mil calorias, quantidade destinada ao público adulto e não para criança.
                                                                       
 Para ler a notícia completa, clique aqui. 

Escrito por: Yordane Thaise


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Conheça um pouco mais da Chia


           A semente de chia é um alimento muito poderoso em questões funcionais e nutricionais. Possui grande quantidade de ômega 3, fibras, antioxidantes, proteínas e minerais como ferro, cálcio, magnésio e potássio. A chia tem o poder de auxiliar na perda de peso, pois promove saciedade devido à grande quantidade de fibras presente em sua composição, tornando a digestão mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente, passando a comer em menores porções. Ajuda também no combate às inflamações, devido à presença do ômega 3 no grão.
           A chia pertence ao grupo das sementes mucilaginosas, que são ricas em fibras alimentares solúveis e insolúveis. Estas mucilagens são benéficas para o intestino, pois a semente de chia tem a capacidade de inchar quando entra em contato com a água, formando uma espécie de gelatina, auxiliando o bom funcionamento do intestino e potencializa a absorção de nutrientes pelo organismo. 
        
    As sementes de chia são oleaginosas que podem ser utilizadas com as sementes inteiras ou moídas em diversas preparações como: saladas, temperos, molhos, saladas de frutas, iogurtes, bolos, pães e biscoitos. Em forma de grãos pode ser misturada a frutas. Já na forma de óleo pode ser usada como tempero. Em forma de grãos é mais utilizada em preparações com bolos, pães, e biscoitos. Em forma de farinha é mais utilizada no preparo de iogurtes, vitaminas e saladas.


Para ler a matéria completa, clique aqui.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Purê de batata doce light

Experimente....

Ingredientes

- 3 unidades de batata doce (1,065Kg)
- 1 1/2 xícaras (chá) de leite desnatado (300mL)
- 1 colher (sopa) de margarina light (20g)
- Quanto baste de sal


Modo de preparo

1. Cozinhar e espremer as batatas ainda quentes.
2. Colocar numa panela com o leite e a margarina. 
3. Mexer bem.
4. Adicionar sal.
5. Servir.


Rendimento: 9 porções de 150 g.

Conheça diversas outras receitas no Portal Nutrição em foco!!....Bom apetite!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Fator genético explica rejeição à carne

De acordo com o Portal de Notícias Veja, um estudo realizado na Universidade Norueguesa de Ciências da Vida, e publicado no periódico PLoS One, mostrou que gene encontrado determina a aversão das pessoas a alimentos, especialmente a carne vermelha. Segundo os pesquisadores, o gene é capaz de fazer com que as pessoas interpretem o cheiro da carne como ruim, semelhante a odor de urina.

Para ler a notícia completa,
clique aqui.
 
Escrito por: Yordane Thaise

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Frutas vermelhas ajudam a diminuir a perda de raciocínio

De acordo com o Portal de Notícias Veja, um estudo publicado no periódico Annals of Neurology, realizado por um grupo de pesquisadores do Hospital Brigham and Women, mostrou que consumir frutas vermelhas ajuda a diminuir as taxas de perda da memória e capacidade de raciocínio. Segundo o estudo, alimentos como: amora, morango, chás, vinho tinto e laranja, são fontes de flavonoide, ricos em antioxidantes, que ajudam diminuir a perda de memória e raciocínio em até 2,5 anos.


Para ler a notícia completa,
clique aqui.
 
Escrito por: Yordane Thaise