sexta-feira, 22 de julho de 2011

Passos saudáveis....

Manter uma alimentação saudável, nem sempre é fácil. Com a correria do dia a dia, muitas pessoas esquecem de se alimentar corretamente e acabam por adquirir maus hábitos alimentares. O Ministério da Saúde estabelece os 10 passos para uma alimentação saudável para adultos, porém nem todos seguem essas orientações.


Abaixo está um breve lembrete desses passos tão preciosos: 

1º passo: Faça pelo menos 3 refeições: café da manhã, almoço e jantar e 2 lanches saudáveis por dia.

2º Passo: Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais e tubérculos. 

3º Passo: Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4º Passo: Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. É uma combinação completa de proteínas perfeita para a saúde.



5º Passo: Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação.


6º Passo: Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

7º Passo: Evite refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas.

8º Passo: Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9º Passo: Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.


10º Passo: Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo

Assim você terá uma vida bem mais saudável!!!

Um comentário:

  1. A minha sugestão é ir incorporando cada passo de uma vez, até que a pessoas acostume-se para criar um hábito novo. Assim as mudanças são sustentáveis.

    ResponderExcluir