sexta-feira, 20 de maio de 2011

Deficiências Nutricionais

A deficiência nutricional é um mal que acomete grande parte da população. Ela é caracterizada pela falta de alguns nutrientes essenciais para o ser humano. As carências que mais afetam são as deficiências de vitamina A, ferro e iodo.

Deficiência de vitamina A

A faixa etária mais afetada são as crianças menores de 5 anos, principalmente aquelas que não receberam amamentação exclusiva ate os 6 meses de vida, ou até mesmo as próprias mães que estão amamentando.

Através da amamentação com o leite materno até os 2 anos, completando com alimentos saudáveis a apartir do 6º mês, as crianças estarão menos suscetíveis a deficiências da vitamina A.

Alguns alimentos ricos em vitamina A: fígado, gema de ovo, leite de manteiga, queijo, frutos e óleos, vegetais verdes-escuros como o agrião, almeirão, brócolis, coentro, frutas como manga, mamão, pitanga, e legumes como abobora, cenoura, batata-doce.

Deficiência de Ferro

As crianças menores de 2 anos, mulheres grávidas e as que estejam amamentando estão novamente entre as faixas etárias afetadas.

Para prevenir essa deficiência, deve-se ter a correta amamentação da criança, oferecer complemento alimentar apartir dos 6º mês. É importante também a ingestão de alimentos ricos em ferro junto com alimentos ricos em vitamina C para melhor aproveitamento do ferro nos alimentos.

Alguns alimentos ricos em ferro: carnes (gado, aves e peixes), fígado, rim, coração, leguminosas como o        feijão, ervilha, alimentos com farinha de trigo e de milho

Alguns alimentos ricos em vitamina C: laranja, limão, acerola, caju

Alguns alimentos podem dificultar o aproveitamento do ferro: leite, refrigerantes, café e chá. Evite consumí-los juntos com alimentos fontes de vitamina C.

Deficiência de Iodo

A população em geral é atingida por essa deficiência, sua prevenção pode ser através da ingestão de alimentos ricos em iodo, como sal iodado, peixes de água salgada, caranguejo, siri e camarão.

Uma dica importante é que na hora de comprar o sal observar se este é iodado.
Seguindo essas sugestões e mantendo hábitos alimentares saudáveis, sua saúde estará protegida de diversas doenças, evitando a desnutriçao!

Fonte: Ministério da Saúde

Um comentário:

  1. Tanta gente com deficiências, com fome oculta... Até mesmo em países ricos, entre pessoas com sobrepeso, obesidade estão os casos carências.

    ResponderExcluir