sexta-feira, 6 de maio de 2011

Cenoura

A cenoura é constituída por raízes tuberosas de cor laranja e textura lenhosa. Nela está presente o betacaroteno, que é o responsável por lhe oferecer a coloração alaranjada.

O beta-caroteno é uma pró-vitamina, precursora de vitamina A, capaz de proteger as artérias, fortalecer o sistema imunológico e combater infecções, além de ser anticancerígena e possuir ação protetora. O beta-caroteno ajuda a manter a saúde dos olhos, evitando a cegueira. Além de não ser calórica, este vegetal é benéfico para a pele e mucosas, pois apresenta ação antioxidante, que combate os radicais livres e estimula a síntese de melanina.  A ingestão diária de betacaroteno por no mínimo 10 semanas pode ajudar a proteger a pele de queimaduras solares.

Na cenoura também estão presentes as vitaminas C, D e do complexo B, que ajudam na manutenção do sistema nervoso. Possui também fibras solúveis que ajudam a diminuir o colesterol sanguíneo e melhoram o funcionamento intestinal, além dos minerais cálcio, magnésio, ferro, cobre, iodo, potássio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo.

Se você deseja conhecer os diferentes tipos de cenoura, clique aqui, e leia a matéria por completo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário