sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Beterraba

           A beterraba é uma hortaliça de cor vermelho-arroxeada, devido à presença dos pigmentos betalaínas, que são importantes antioxidantes. Diferente do que muitos pensam, a beterraba não é fonte de ferro, contém apenas, cerca de 0,8mg de ferro em sua composição, por isso, não pode ser definida como fonte. Estudos comprovam que na beterraba são encontradas altas concentrações de nitrato, que tem o poder de abrir os vasos sanguíneos do corpo, melhorando o fluxo do sangue e do oxigênio.  Esta melhora da circulação sanguínea leva à diminuição dos riscos de AVE (acidente vascular encefálico), além de combater a demência, transtorno que leva ao comprometimento do cérebro, afetando a memória do indivíduo.

           Esta hortaliça contém vitaminas A, B1, B2, B5, e C. No entanto, as propriedades da vitamina C da beterraba são melhores absorvidas no organismo, quando consumidas cruas, A beterraba apresenta ainda minerais como o cálcio, cloro, sódio, e fósforo. Possui também o silício, que é parte integrante do colágeno; o zinco, que auxilia os tecidos cerebrais, juntamente com o ferro e o cobre que ajudam na formação de glóbulos vermelhos; o potássio e o manganês, que fortalecem e regulam as  glândulas de secreção interna.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Um comentário:

  1. huuuum, gostei da matéria! Então, após saber mais sobre a beterraba, deixo minha dica: Nesse calor, um suquinho de beterraba com limão vai muito bem, pois além de ser saudável é uma delícia... hehe
    Bjus, parabéns!

    ResponderExcluir