sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Conheça um pouco mais sobre as Nozes

A noz é uma oleaginosa que se encontra no interior de uma casca dura e resistente, na qual está a parte comestível. A semente de noz consiste em dois lóbulos branco pálidos, que estão cobertos por uma pele fina e castanha clara. As sementes estão envolvidas em cascas redondas ou alongadas.

A noz é um alimento vegetal com grande quantidade de antioxidantes, como o ômega-3, polifenois e também em nutrientes que trazem vários benefícios à saúde, como as gorduras mono-insaturada e poli-insaturada, vitaminas e minerais. É benéfica para as veias e artérias, incluí-las no cardápio pode contribuir para manter o colesterol normal, além de prevenir contra doenças crônicas, como diabetes e doença de Parkinson.

As nozes também apresentam boas concentrações de
vitamina E, alfa-tocoferol, sendo a forma de melhor absorção e utilização dessa vitamina. Além de serem repletas de proteínas, fibras, cálcio e zinco. Estudos mostram que o consumo adequado de nozes pode diminuir o (LDL) colesterol ruim e ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, promovendo assim uma vida mais saudável. Contêm ainda fósforo, potássio e pouco sódio, o que fortalece o músculo cardíaco. Apresenta vitaminas A, B1, B2, B5 e B6, além de sais minerais como o fósforo, cálcio que é fundamental para a saúde de ossos e dentes, potássio, ferro e sódio.

As nozes apresentam boa palatabilidade e por isso, são diversas as suas formas de saboreá-las, como no café da manhã, com cereais e frutas ou batidas com
leite, no almoço, no lanche misturadas a frutas secas ou jantar, picadas na salada, sobre risotos, massas e molhos. Quando for consumí-las prefira as nozes descascadas na hora e com sabor adocicado. Se o sabor for amargo, elas estão oxidadas e devem ser eliminadas.

É necessário lembrar que as nozes são
calóricas, seu excesso pode elevar ao ganho de peso e provocar um excesso de ácidos graxos no sangue acarretando efeitos prejudiciais ao organismo. Por isso é necessário moderação no seu consumo, ingira cerca de 3 a 5 nozes por dia, essa quantidade já é essencial para manter benefícios lembrando que devem ser bem mastigadas.

Conheça diversos outros alimentos saborosos e nutritivos...

Escrito por: Yordane Thaise

3 comentários: