sexta-feira, 20 de abril de 2012

Creatina e sua ação sobre atletas desportivos

Quem não deseja ter um corpo perfeito? É anseio da maioria perder aqueles quilinhos a mais para ter uma barriga sarada e bem definida. Tanto os atletas, praticantes de academia ou outros em sua grande maioria, são adeptos ao consumo de algum tipo de suplemento para melhorar no desempenho esportivo a fim de obter um resultado mais rápido.

Um dos suplementos mais utilizados para tais benefícios é a creatina. Ela é um aminoácido formado pelo nosso organismo a partir dos aminoácidos: arginina, metionina e glicina. É conhecida praticamente no mundo todo, tanto por atletas praticantes de musculação quanto de outras modalidades, das mais variadas. A eficácia da creatina é de curta duração, é considerado o suplemento ergogênico mais eficaz para os atletas. Substâncias essas que são resultados de procedimentos que proporcionam uma melhora no desempenho esportivo.

A suplementação para atletas é realizada na forma de creatina monohidratada, que consiste em um pó branco solúvel em água. O consumo de creatina juntamente com glicose (carboidratos), tem o poder de aumentar o conteúdo muscular, contribuindo para uma maior absorção e rendimento físico. Ocorre uma elevação na captação de creatina pela fibra muscular, fazendo com que consequentemente, sua ingestão com este carboidrato simples aumente o efeito ergogênico.
 
A creatina tem um ótimo desempenho no rendimento físico de atletas que praticam exercícios de alta intensidade e curta duração, alternados e de rápida recuperação. Durante o exercício intenso, a sua quebra libera energia usada para impulsionar os níveis de força, ajudando no ganho, no tamanho e na força do músculo, prevenindo o estrago no tecido muscular ocorrido após exercícios físicos intensos.  Alimentos como: a carne vermelha e peixes, como o salmão são ricos em creatina.

Para ler a matéria completa, clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário