segunda-feira, 9 de abril de 2012

Experimente os benefícios da coalhada

A coalhada é a parte sólida resultante da coagulação do leite, obtida pela enzima designada quimosina ou coalho, enquanto a parte líquida é chamada de soro de leite. O coalho é um dos ingredientes essenciais mais importantes na fabricação de alimentos semelhantes ao queijo. O coalho é uma mistura de enzimas obtida a partir do revestimento do estômago de bovinos jovens, atualmente também é produzida em laboratório. Esta enzima serve para coagular o leite para fazer queijo. O coalho é retirado do quarto estômago dos mamíferos ruminantes, como: bezerro, carneiro, cabrito e porco.

A coalhada é repleta de benefícios para o ser humano, tem elevado valor nutritivo, melhora a digestão da lactose, aumenta o período de conservação do leite, melhora as funções intestinais e desintoxica o intestino, inibindo a ação de bactérias patogênicas. O elevado valor biológico das proteínas no leite fermentado é superior ao leite fresco, proporcionando o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B no intestino humano e a melhor absorção do cálcio pelo organismo.

A coalhada pode ser feita independentemente do tipo de leite: de saquinhos, caixinha, leite direto da fazenda, cabra, búfala ou ovelha. A coalhada é nutricionalmente mais rica que o leite e o iogurte. Este alimento lácteo é refrescante e apresenta um gosto levemente azedo, se diferencia principalmente pelo tipo de micro-organismo que participa da fermentação do leite.

Para ler a matéria completa, clique aqui.

Um comentário: